Uma Vida Nada Doce

Já imaginou se durante toda a sua vida você não pudesse comer nenhum docinho sequer? Já imaginou se você se sentisse mal toda vez que come uma fruta ou um copo de suco? Já pensou se em toda festa de aniversário sua você não pudesse comer nem um pedaço do bolo?
Meu nome é Laryssa Carsi, tenho 21 anos e tenho uma doença genética rara chamada frutosemia, que me impede de comer ou ingerir quantidades consideráveis de qualquer tipo de açúcar,seja ele das frutas,alguns legumes e os industriais. Mais conhecida como Intolerância a Frutose ou ao Açúcar, essa doença atinge uma pessoa a cada quarenta mil. Sendo genética, ela já está comigo desde que nasci, e por incrível que pareça, nenhum médico soube diagnosticar o que eu tenho.
Nesse blog vou contar minha experiência de vida sem o açúcar no meu dia-a-dia,algumas vezes me beneficiando, outras prejudicando, mas sempre vivendo.

Diário da minha Frutosemia: Dia 2

Fiquei um bom tempo sem postar nada durante a gravidez, agora escrevo com 35 semanas e até hoje não obtive nenhuma resposta ou um diagnostico sobre a "doença". Não gosto de chama-la assim. Encontrei um medico em uma clinica da família aqui do Rio de Janeiro que conhecia um pouco sobre a frutosemia e ficou interessado em me ajudar e surpreso por eu ter chegado em uma fase tão avançada da vida e grávida tendo isso. Ele disse que muitas pessoas são diagnosticadas cedo, na infância ou adolescência por algumas delas já terem tido um episodio critico ou uma crise devido a doença. Ele mencionou um termo que nunca tinha ouvido antes: Erros Inatos do Metabolismo.
Procurando no Google vi que "são raras desordens genéticas (hereditárias) as quais o corpo não consegue transformar os alimentos em energia apropriada."
Tenho uma consulta com ele nessa semana e vou conversar com ele novamente sobre isso. Quem sabe ele não me indique uma forma de diagnosticar isso.
Sobre a gravidez, tenho tido alguns problemas com relação a anemia. Ela nunca melhora. Apesar de eu tomar remédios de sulfato ferroso, e injeções e comendo muito mais que antes e bem melhor. Complicado ser uma mamãe com frutosemia.
Mas vai dar tudo certo.

Esse link aqui explica sobre o que são erros inatos do metabolismo: https://www.minhavida.com.br/saude/materias/31605-erros-inatos-do-metabolismo-entenda-o-que-sao

Comentários

Postagens mais visitadas